CLIMA – Soja: lavouras da região Sul terão três dias de janela de tempo seco

Segundo os mapas da Somar Meteorologia, a tendência é que somente no sábado a região voltará a ter chuvas, com volumes bastante elevados. Confira o clima para todas as regiões!

sol janelaFoto: Pixabay

Os mapas meteorológicos da Somar mostram que a região Sul terá mesmo uma janela de três dias de tempo seco, começando nesta quarta-feira, dia 17. Essa tendência deve durar até sábado quando grandes volumes de chuvas retornam para a região. No Sudeste o clima deve ser misto, com chuvas em Minas e tempo mais firme em São Paulo. Confira abaixo a previsão para os próximos dias em todas as regiões!

SUL

A região Sul começa nesta quarta-feira, dia 17, a registrar sua janela de três dias de tempo seco. As lavouras do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul só receberão chuvas no sábado, segundo os mapas meteorológicos. As temperaturas médias devem variar de 12ºC a no máximo 27ºC. No sábado, vale um alerta, toda a região terá fortes precipitações, com chance para temporais nos três estados. Alguns municípios devem registrar volumes acumulados de até 50 milímetros neste dia.

SUDESTE

As chuvas perdem intensidade em parte da região Sudeste nestes próximos quatro dias. Em São Paulo apenas alguns municípios rurais devem registrar algum volume de chuvas, mas de no máximo 6 mm. O sul de MInas Gerais segue com a mesma previsão. Já o restante do estado mineiro há risco até para temporais, com volumes acumulados em um dia que podem superar os 50 mm, na região de Paracatu. A tendência no estado para os próximos dias é de uma redução nos volumes, mas não o fim das chuvas.

CENTRO-OESTE

Os próximos dias serão marcados por poucas ou nenhuma chuva na região Centro-Oeste. Em Mato Grosso do Sul a tendência segue de tempo firme até pelo menos o domingo, quando as chuvas retornam com grandes intensidades, na casa de 50mm. Em Mato Grosso não há previsão de tempo seco, mas os volumes de precipitações não ultrapassam a casa dos 8 mm diários até domingo, pelo menos. Em Goiás a previsão é de muitas nos próximos dias, há inclusive alerta para temporais e até queda de granizo.

NORDESTE

Para a região Nordeste a tendência é que as chuvas sigam influenciando o clima. A Bahia deve ser o estado com os menores acumulados nos próximos dias. No Maranhão a previsão é de que alguns dias os volumes acumulados possam chegar a 21 mm. As temperaturas minimas devem ser de 18ºC e as máximas de 33ºC.

NORTE

As chuvas persistem também em toda a região Norte. Em alguns municípios de Rondônia, como Corumbiara, os volumes acumulados não ultrapassarão a casa dos 15 mm por dia. Já nas lavouras de soja do Pará, próximas a Santana do Araguaia, os volumes acumulados de precipitações serão maiores e podem chegar a 20 mm.

Veja mais notícias sobre soja

Por Daniel Popov, de São Paulo

Fonte : Canal Rural