CLIMA – Soja: chuvas retornam para as lavouras do Sul do país neste fim de semana

Confira como será a previsão do tempo para todos os estados. Destacamos também como será o clima em 15 dias para alguns municípios!

chuvaFoto: Governo do Rio Grande do Sul

O fim de semana deve ser marcado pelo retorno das chuvas na região Sul do país. Mesmo que com poucos volumes as chuvas devem ajudar aqueles que já estão cultivando a segunda safra do ano e soja que está em fase final. No Centro-Oeste, a perspectiva é de que as pancadas retornem para Mato Grosso do Sul, que andava bastante seco. No Norte e Nordeste chuvas e mais chuvas. Confira abaixo a previsão para cada região!

SUL

Nesta sexta, dia 29, o tempo segue firme nas áreas que possuem soja no Sul do país. Esse cenário começa a mudar a partir deste sábado, pelo menos para a parte sul do Rio Grande do Sul, onde ficam Alegrete e Uruguaiana, que já terão algum volume de chuvas. No domingo as precipitações serão mais generalizadas e se espalham pela região Sul do país, ainda que com baixos volumes. Em alguns municípios do Rio Grande do Sul os volumes máximos não ultrapassam a casa dos 11 milimetros, no Paraná fica restrito a 7 mm e em Santa Catarina em torno de 5 mm.

http://picasion.com/

SUDESTE

O tempo firme segue se instalando na região Sudeste do país, as exceções acontecem nas regiões litorâneas, portanto mais distantes das lavouras de soja de São Paulo e Minas Gerais. A partir de sábado o tempo seco fica generalizado, condição que deve perdurar pelos próximos três dias pelo menos, quando as chuvas começam a retornar por MInas Gerais. As temperaturas mínimas não devem ficar muito abaixo dos 15ºC e as máximas não ultrapassam os 30ºC.

http://picasion.com/

CENTRO-OESTE

As chuvas seguem de maneira quase generalizada por toda a região Centro-Oeste, com exceção a parte central e sul de Mato Grosso do Sul, onde o tempo segue mais seco. No sábado, Mato Grosso e Goiás continuam com precipitações na parte sul dos estados, enquanto na Norte não há previsão de precipitações, incluindo todo Mato Grosso do Sul. No domingo pouca coisa muda, mas algum volume de chuvas começa a chegar a Mato Grosso do Sul, com poucos volumes.

http://picasion.com/

NORDESTE

A região Nordeste terá chuvas quase generalizadas nesta sexta. A exceção fica por conta da Bahia, que terá tempo firme e a parte sul do Piauí. No sábado, a condição é parecida e as precipitações avançam pelo parte sul da Bahia e quase todo o Piauí. No domingo só a parte norte e oeste da Bahia não verá precipitações, enquanto o restante da região terá bons volumes.

http://picasion.com/

NORTE

No Norte do país o fim de semana será chuvoso de maneira generalizada. No sábado e domingo há risco para temporais em alguns municípios do Pará.

http://picasion.com/

Por Daniel Popov, de São Paulo

Fonte : Canal Rural

Compartilhe!