CLIMA – Soja Brasil: confira como será o clima em julho em todo o país

Alguns estados devem registrar chuvas acima do normal, enquanto outros são as temperaturas que ficarão até 1,5ºC mais elevadas. Veja as dicas com Pryscilla Paiva!

Antes de falar sobre o mês de julho, ou o inverno, vale destacar que o clima no país segue sendo influenciado por um El Niño. A perspectiva é que o fenômeno perdure até o verão, ou seja, do plantio à colheita.

Nos próximos meses a previsão é de temperaturas com até 1,5ºC mais elevadas que o normal na região Sul, Minas Gerais, Nordeste, Mato Grosso, Goiás e a região Norte.

Apenas a parte sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e noroeste do Paraná podem registrar temperaturas levemente abaixo do normal.

Estas regiões devem registrar um pouco mais de chuvas que o normal, o que não significa que o tempo será chuvoso, mas terão um pouco mais de água que o normal.

Inverno 2019

Desde os estados de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Minas Gerais, até o Rio Grande do Sul a tendência é de chuvas acima do normal. Vale ressaltar que as médias para julho são muito baixas e as vezes o acima do normal significa 30 mm no mês inteiro.

Nos estados acima dos citados acima a tendência é de precipitações dentro do normal. Isso significa que serão poucos chuvas no Nordeste, por exemplo.

Primeiros dias de Julho

No Sul do Brasil, as frentes frias mantém os estados sob algum volume de chuvas até o dia 12 de julho. No Rio Grande do Sul as precipitações devem somar 25 mm no período, em Santa Catarina 35 mm e no Paraná 15 mm.

SUL

No Sudeste volta a chover mas os acumulados serão de no máximo 25 mm até o dia 12. O Centro-Oeste terá um pouco menos, 15 mm. Já no Nordeste do país não há previsão de precipitações, somente nas áreas mais próximas ao litoral.

SUDESTE

CENTRO-OESTE

NORDESTE

NORTE

Por Daniel Popov, de São Paulo

Fonte : Canal Rural

Compartilhe!