Clima: Semana começa com tempo firme no Sul e chuvas concentradas na faixa centro-norte do Brasil

Áreas de instabilidade podem ser observadas sobre toda a faixa central do Brasil nessa manhã de segunda-feira. Assim, há previsão de mais chuvas para essa segunda-feira em Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais e norte do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, as chuvas virão na forma de pancadas isoladas. Tempo totalmente aberto em toda a região Sul e metade sul do Mato Grosso do Sul. No Matopiba, as chuvas irão ficar mais concentradas, nessa segunda-feira, sobre as áreas produtoras do Tocantins, Maranhão e Pará. Previsão para pancadas isoladas sobre o oeste da Bahia e o Piauí.

Essas chuvas regulares e constantes que vêm ocorrendo sobre o Mato Grosso e Goiás estão prejudicando muito a realização da colheita da soja, onde já há relatos de perdas na qualidade dos grãos. E a tendência é que esse padrão meteorológico se mantenha inalterado até a quinta-feira, quando as chuvas começarão a perder forças. Assim, a segunda quinzena de março será marcada por eventuais pancadas de chuvas isoladas. O mesmo irá ocorrer nas áreas produtoras do Matopiba, onde ao longo dessa semana há previsões de chuvas para quase todos os dias, porém, a partir da semana que vem as chuvas irão ficar mais na forma de eventuais pancadas isoladas.

No Sul, apesar de uma semana de tempo aberto, as chuvas retornarão entre a sexta e o sábado, sendo que na próxima semana há previsões de chuvas regulares e em bons volumes sobre toda a região e também sobre o Mato Grosso do Sul. Mantendo, portanto, as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. No Sudeste, tanto essa semana quanto a semana que vem serão marcadas pelas pancadas de chuvas, entretanto, a partir do final da semana, as chuvas ficarão mais escassas, mas mesmo assim, os níveis de umidade do solo se manterão elevados, favorecendo o desenvolvimento de todas as lavouras, bem como a realização dos trabalhos agrícolas.


Somar Meteorologia

Fonte: Famasul

Compartilhe!