CLIMA – RS: dias ensolarados favorecem lavouras de soja e arroz

Ao contrário de outras regiões, o tempo mais seco beneficiou as produções

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O tempo mais seco, com temperaturas elevadas durante o dia e bastante luminosidade, favoreceu a cultura da soja no Rio Grande do Sul. De acordo com a Emater-RS, o desenvolvimento das plantas é lento somente em áreas de várzeas e terras baixas, que sofreram mais com a alta umidade do solo causada pelas intensas chuvas em dezembro. Conforme relatório da institutição, 12% da área plantada com a oleaginosa se encontra em fase de enchimento de grãos, ante 10% na média para esse período.

O clima também beneficia a cultura de arroz em todo o Estado. Grande parte da área cultivada está se recuperando e apresenta "possibilidade de produtividade, se não ideal, pelo menos satisfatória", diz a empresa no relatório semanal. Enquanto esperam pela colheita da safra nova, os produtores seguem negociando estoques antigos, sem dificuldades. Os preços se mantêm em patamares remuneradores, acima das médias dos últimos anos. Conforme levantamento da Emater, na última semana o preço pago ao produtor pela saca de 50 quilos de arroz era de R$ 40,03, queda de 0,42% em relação à anterior.

A Emater-RS também informou que a maior parte da área semeada com milho está em fase de enchimento de grãos. "Destacam-se o bom padrão fitossanitário das espigas e a boa formação de grãos, o que nos permite prever, nesse momento, um excelente potencial produtivo", diz a empresa.

A colheita do cereal avançou 10 pontos porcentuais em uma semana, para 16% da área plantada. "As condições climáticas favoráveis permitiram a realização da colheita que foi bastante intensa na última semana, confirmando a expectativa de uma boa produtividade média que, se confirmada, deverá se aproximar à do ano anterior, de 6.500 kg/ha em média para o Estado", diz a Emater.

Jecson Schmitt/Arquivo Pessoa

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *