CLIMA – Mapas meteorológicos mudam e parte da região Sul recebe chuvas

Os volumes acumulados não devem ser grandes nesta terça-feira. O Rio Grande do Sul segue com tempo firme. No Norte e Nordeste do país há chance para temporais.

nuvem, tempo, frente fria, chuvaFoto: Pixabay

Até a última segunda, a previsão era de que o tempo seco avançasse por toda a região Sul do país abrindo espaço para a colheita da soja. Mas nesta terça os mapas mudaram e agora algumas precipitações já influenciam o clima no leste do Paraná e Santa Catarina. Os volumes não são grandes. Enquanto isso, no Norte e Nordeste do País a perspectiva é de volumosas chuvas, com risco para temporais em algumas localidades.

SUL

Os mapas meteorológicos começam a mudar e mostram a chegada chuvas no leste do Paraná e de Santa Catarina nesta terça-feira. Os volumes não devem ser grandes, menos de 5 milímetros em alguns municípios. Enquanto isso o Rio Grande do Sul segue com tempo firme.

SUDESTE

A janela de tempo firme que pairava sobre São Paulo começa a dar espaço para a chegada de instabilidades. Nesta terça apenas o sul do estado deve registrar algum volume de chuvas. Enquanto isso, o norte e o centro de Minas Gerais podem enfrentar temporais.

CENTRO-OESTE

O tempo seco também permanece sobre Mato Grosso do Sul nesta terça. Em Mato grosso e Goiás, no entanto, a previsão é de chuvas, mesmo que pouco volumosas. A exceção fica ali no norte de Goiás onde os volumes podem superar facilmente os 20 milímetros acumulados.

NORDESTE

A previsão ainda é de temporais para parte do Nordeste brasileiro. Na região de Barreiras, a previsão é de pancadas acima de 40 milímetros acumulados nesta terça. No restante dos estados chuvas a qualquer hora.

NORTE

A condição para temporais se afasta da região Norte nesta terça-feira, mas as chuvas ainda podem ser volumosas em alguns municípios. No Sul de Tocantins há chance para alguns transtornos.

Por Daniel Popov, de São Paulo

Fonte : Canal Rural

Compartilhe!