CLIMA – Centro-Oeste deve ter quinta-feira bastante chuvosa

Segundo a Somar Meteorologia, quase todo o país começa a ver o volume de precipitações aumentar a partir desta quinta

vidro embaçado por chuvasFoto: Pixabay

Chove forte entre o norte do Pará e o norte do Piauí, por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Entre Pernambuco, sul do Ceará e Paraíba, as pancadas de chuva estavam relacionadas com o calor, a alta umidade e mais um cavado, onde relativamente há uma região alongada de uma relativa baixa pressão. E o termo relativa se deve as linhas de pressão Também chove bastante no Mato Grosso, com mais de 80 mm. Tudo por conta de um corredor de umidade e mais um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.

SUL

A região deve registrar chuvas generalizadas nesta quinta-feira, dia 4. O maiores acumulados, no entanto, devem acontecer no Rio Grande do Sul. Em municípios próximos à Passo Fundo os volumes podem chegar a 36 milímetros acumulados. No Paraná as quantidades de precipitações serão menores, de no máximo 20 mm.

SUDESTE

No Sudeste, nesta quinta, as instabilidades devem ficar concentradas em Minas Gerais, mas com poucos volumes acumulados. Em São Paulo, de maneira geral, o tempo firme deve predominar. A partir de amanhã as chuvas retornam para toda a região com mais volume.

CENTRO-OESTE

Há possibilidade de chuva em toda a região nesta quinta-feira, devido a atuação de corredor de umidade da Amazônia e também da Alta da Bolívia no interior da América do Sul. Assim, há possibilidade para pancadas de chuva rápidas, mas que podem ser intensas principalmente entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Somente em cidades da divisa entre Goiás e Mato Grosso do Sul é que o tempo segue estável.

NORDESTE

O tempo segue instável em todo o Nordeste brasileiro. Há previsão de chuva volumosa entre o Piauí e interior de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Em parte da região litorânea a chuva acontece mais no período da manhã, de forma mais fraca. No interior da Bahia, as precipitações vêm em forma de pancadas mais passageiras.

NORTE

O calor e umidade favorecem a chuva mais forte principalmente no Amazonas e no Pará durante esta quinta-feira. Nas demais áreas, as pancadas seguem mais pontuais e intercaladas com períodos de sol. O calor e a sensação de tempo abafado persistem em todos os estados da região.

Fonte : Canal Rural

Compartilhe!