Circuito Tecnológico Aprosoja inicia visitas a produtores de soja de Mato Grosso

Meta do circuito é visitar 400 propriedades rurais para coletar dados que formarão o diagnóstico da safra do grão no Estado

Olmir Cividini | Tangará da Serra (MT)

Sirli Freitas

Foto: Sirli Freitas / Agencia RBS

Equipes da Aprosoja já estão no campo para conhecer e ouvir produtores de Mato Grosso

Em Mato Grosso, as equipes da Aprosoja já estão no campo. Elas coletam informações para o Circuito Tecnológico, que pelo quarto ano consecutivo faz um raio-x da safra de soja no Estado, o maior produtor do país.

Elvio José Bennemann foi um dos primeiros a receber a visita da equipe da Aprosoja. Ele é o gerente da fazenda Boa Vista, localizada no município de Diamantino, no centro-oeste de Mato Grosso. Nesta safra vai plantar 1,950 hectares de soja, mas o trabalho está atrasado por causa do clima.

Mesmo com muito trabalho por fazer, Bennemann interrompeu as atividades para atender os técnicos do Circuito. Acompanhou a coleta de amostras de semente de soja e dos fertilizantes. Os materiais vão ser analisados por laboratórios de três universidades parceiras do projeto para avaliar a qualidade do que está sendo plantado.

Além de coletar amostras de sementes e fertilizantes, é aplicado um questionário para obter informações gerais sobre a gestão e as necessidades das propriedades rurais visitadas.

Em outra fazenda, o trabalho está mais intenso na lavoura, pois o clima tem colaborado.  A quantidade de chuva é boa e todas as plantadeiras estão no campo. A expectativa do produtor rural Hélio Zílio é plantar 2,6 mil hectares de soja dentro do prazo, o que vai dar tranquilidade para semear os 1,5 mil hectares de milho safrinha, lá em janeiro. É a primeira vez que ele participa da pesquisa do Circuito Tecnológico da Aprosoja.

Além dos técnicos da Aprosoja, fazem parte da equipe estudantes de agronomia.  Ao todo, cinco equipes percorrem o Estado. A meta este ano é visitar 400 propriedades rurais para coletar dados que formarão o diagnóstico da safra de soja em Mato Grosso.

CANAL RURAL

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *