Chuva prejudica colheita de café na região Sudeste

As chuvas dos últimos dias têm atrasado a colheita de café nas áreas de atuação da Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo, com sede em Guaxupé (MG).

Em relatório divulgado ontem pela cooperativa, relativo ao período de 03 a 09 de junho, apenas 4,18% da área total pesquisada pela Cooxupé – Sul de Minas, Mogiana Paulista e Cerrado Mineiro – já foi colhida. "O número ainda é insignificante em termos de colheita", observa Carlos Augusto Rodrigues de Melo, vice-presidente da Cooxupé.

Ele relata que, diante das chuvas fortes da última segunda-feira, os produtores de várias regiões do sul mineiro não colheram as lavouras ontem. Em alguns locais, o volume de água foi de 30 a 40 milímetros. De acordo com o vice-presidente, a chuva já prejudicou a qualidade dos grãos. "Se continuar a chover, teremos um dos piores anos em termos de qualidade do café", observa. Além de os grãos caírem do pé, a planta também fica comprometida com o excesso de umidade nas próximas safras.

De acordo com a Somar Meteorologia, as chuvas da semana passada atrapalharam a colheita e secagem dos grãos em praticamente todas as regiões cafeeiras do Sudeste. A chegada de uma nova frente fria no fim desta semana deve trazer mais chuvas para as regiões cafeeiras.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2711422/chuva-prejudica-colheita-de-cafe-na-regiao-sudeste#ixzz1xgY9qz50

Fonte: Valor | Por Carine Ferreira | De São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *