Chuva para amenizar prejuízos

Técnicos da Emater afirmam que plantações de soja apresentam recuperação em parte do norte e do noroeste do Estado

Ainda que se mantenha abaixo da média, a chuva que caiu nos últimos dias serviu para estancar parte das perdas na agricultura nas regiões mais atingidas pela seca que castiga o Estado. O pouco que choveu foi, ao menos, suficiente para amenizar o prejuízo em lavouras de soja do Norte e do Noroeste, além de aplacar o desespero de agricultores do Centro.

A previsão para hoje é de chuva fraca nessas regiões, com possibilidade de temporais na Metade Norte. Conforme o gerente-adjunto de Emater de Ijuí, Antonio Altissimo, mesmo que alguns municípios como Joia, Catuípe e Chiapetta sigam à espera de chuva, já é visível a melhora em boa parte das lavouras do Noroeste. Precipitações registradas no final de semana foram um alento:

– A soja não está mais murcha. Não recuperou, mas está melhor. Onde choveu mais do que 30 mm, são 10 dias de umidade no solo garantida. No milho, não há o que fazer, mas no gado leiteiro há recuperação.
A meteorologista Estael Sias, da Central de Meteorologia, afirma que a chuva prevista para o Noroeste hoje deve ser fraca, ficando entre 10 e 20 mm. Assistente técnico da Emater de Passo Fundo, Cláudio Dóro confirma a melhora na situação da agricultura na região. Ele estima uma perda na safra dos produtores da região de 20% em relação ao ano passado.

A frente fria que chegou ontem ao Estado causou temporais e deve provocar muita chuva na madrugada e na manhã de hoje na metade norte do Estado. À tarde, o tempo começa a limpar. Ontem, em Porto Alegre, choveu forte por volta das 18h, mas 20 minutos depois o sol já brilhava.

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *