Chuva causa prejuízos para produtores do interior de São Paulo

Novo sistema de cultivo é alternativa para amenizar as perdas

João Henrique Bosco | Bragança Paulista (SP)

Divulgação

Foto: Divulgação / Governo do Estado do Rio de Janeiro

Clima prejudicou produção

O clima continua causando prejuízos no interior de São Paulo. Em Bragança Paulista, o produtor rural Hélio Junior Lustosa precisou mudar o sistema de cultivo para amenizar as perdas. Há pouco mais de um ano, o agricultor já tinha perdido quase toda plantação de milho atingida pela chuva e pelo vento.
— Nós pegamos 10, 15 dias de chuva. Mesmo com sistema de estufa nós tivemos uma perda muito grande. Uma chuva de pedra, no começo de dezembro, que pegou o alface e o pimentão. Pegamos também uma bactéria que, pela umidade, está acabando com as estufas — afirma o produtor.
A bactéria não foi controlada e as perdas nas 10 estufas que cultivam tomates chegaram a 70%.
— A gente nem fez o cálculo ainda (do prejuízo), mas, em produção, não conseguimos nem fornecer quem tava fornecendo agora nesta época de chuva.
Para recuperar o que se perdeu na produção de tomates, o produtor teve que mexer no bolso. A bactéria permanece no solo e para recuperar tudo que foi perdido na plantação o produtor vai precisar mudar todo sistema de cultivo. Em vez de replantar direto no solo, ele está utilizando vasos que protegem a planta. Lustosa vai recuperar a produção pagando um preço alto.
— Esse novo sistema de cultivo é mais caro. É 60% a mais para reverter. Temos que torcer hoje muito pelo tempo. Aqui chove todo dia e a gente não consegue (produzir) fora de estufa. Tem que parar de chover — explica o produtor.

CANAL RURAL

Fonte: Ruralbr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.