Cereais, Fibras e Oleaginosas,Política Agrícola – Comissão de Grãos da FAEMG se reúne na Femec

Uberlândia / Minas Gerais (31/03/2016) -  A Comissão Técnica de Grãos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG promoveu a primeira reunião ordinária do ano, no estande do Sistema FAEMG, na Femec (Feira de Máquinas, Equipamentos, Implementos, Insumos Agrícolas e Veículos Utilitários), em Uberlândia.

No encontro, foram debatidas informações sobre o mercado de grãos, diversificação de culturas, alinhamento das propostas do PAP 2016/17 (Plano Agrícola e Agropecuário) enviadas pela FAEMG, custos de grão irrigado e sequeiro, zoneamento agrícola de risco climático, proposta de seguro rural para a cultura e discutido o projeto que altera a Lei de Proteção de Cultivares.

O presidente da comissão, Claudionor Nunes de Morais, destacou na reunião a importância da diversificação de culturas para que o produtor possa ter uma maior margem de lucro na cultura principal: “Assim, há uma melhoria da estrutura do solo, favorecendo o desenvolvimento da planta e a redução na aplicação de defensivos”. Claudionor acrescentou que “existem muitos produtores que só realizam o plantio da 1ª safra, deixando o solo em repouso o resto do ano. Esse fato pode ser prejudicial devido à possibilidade de ocorrer erosões, além de não maximizar o potencial produtivo da terra”.

Para o analista de agronegócios da FAEMG, Caio Coimbra, o produtor deverá ficar atento com o clima, especialmente neste ano, por conta do fenômeno climático La Ninã: “A previsão é que ocorram chuvas espaçadas na primavera e verão de 2016, no entanto ainda não se sabe os efeitos para a produção”.

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG

Fonte : Canal do Produtor