Cereais, Fibras e Oleaginosas Custos de produção da soja no oeste da Bahia serão debatidos no Dia de Mercado de Grãos, promovido pela CNA e FAEB

Brasília (01/10/2015) – As perspectivas para a produção de grãos, especialmente da soja, na região do Oeste da Bahia, além da evolução dos custos de produção num cenário de instabilidade do dólar, são pontos a serem destacados pelo pesquisador  Mauro Osaki, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada(Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade Federal de São Paulo (USP). Ele fará a palestra “Custo de Produção Agrícola na Região Oeste da Bahia”, durante o  Dia de Mercado de Grãos, que acontecerá no dia 08 de outubro no município baiano de Luiz Eduardo Magalhães.

O evento é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e o Sindicato dos Produtores Rurais do Oeste da Bahia. Nos últimos anos, a produção de grãos na Bahia alcançou números significativos, com destaque para soja: 2,7 milhões de toneladas produzidas no ano passado.

Mauro Osaki lembra que os produtores de grãos do Oeste da Bahia enfrentaram algumas dificuldades, nos últimos anos, especialmente em consequência das variações climáticas e do ataque de pragas como a lagarta helicoverpa armigera e da “mosca branca”, que provocaram aumentos inesperados nos custos do agricultor.

No entender do pesquisador do Cepea/Esalq,  os produtores de soja e milho do Oeste baiano terão de acompanhar com muita atenção o comportamento da taxa de câmbio, até o final de 2016, tendo em vista que oscilações para cima ou quedas eventuais do dólar definirão os custos de produção e a decisão final sobre o plantio da safra.

A Bahia deverá plantar 1,6 milhões de hectares de soja na safra 2015-16, área 12,7% maior do que a safra passada (2014/15). A ampliação se deve a abertura de novas áreas (pousio, redução de área de pastagens, etc.) e, principalmente, da redução da área de milho e algodão, em 32,7% e 9,8% respectivamente.

Serviço
Evento: Dia de Mercado de Grãos
Data: 08 de outubro
Horário: 14h às 18h15
Local: Centro de Treinamento Rural do SENAR/Sindicato Rural de Luís Eduardo
Magalhães Rua Sergipe, nº 985, APM R4 – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Inscrições: Devem ser feitas no e-mail: cna.campofuturo@cna.org.br ou pelos telefones (77) 3628 3019 / (77) 3628 2777 / (77) 3628 5419 / (77) 3628 4469 – com Ronei ou Marisi. As inscrições devem conter: nome, telefone e atividade principal.
Programação:http://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/Dia_Mercado_Graos_Programacao_v6.pdf

Assessoria de Comunicação CNA

Fonte : Canal do Produtor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *