Cepea: Brasil deve consolidar maior safra de soja do mundo

O Brasil deve se consolidar como o maior produtor mundial de soja na safra 2013/2014. É o que avaliam os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com base em relatórios divulgados pelos governos e setor privado.

Em alerta de mercado divulgado nesta segunda-feira (3/2), os pesquisadores lembram que, recentemente, relatório feito por representantes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos igualaram a estimativa de produção brasileira e americana em 89,5 milhões de toneladas. O próprio governo brasileiro, além de consultorias privadas, projeta números maiores.

Sobre a colheita, o Cepea avalia que o clima tem favorecido o trabalho no Sul, Sudeste, Nordeste e em parte de Mato Grosso do Sul e Goiás. “O clima quente e seco favoreceu os trabalhos de campo, mas está deixando produtores preocupados quanto ao desenvolvimento das lavouras em fase de floração e frutificação”, ressalta a instituição.

“Na última semana, o alto nível pluviométrico limitou os trabalhos de campo em Mato Grosso”, acrescenta o comunicado.

Preços

Com relação às cotações do grão, o Cepea informa que seguem em trajetória de queda, influenciadas pela expectativa de colheita recorde no Brasil. O indicador do Cepea, com base no Porto de Paranaguá (PR) acumula queda de 11,72% em janeiro. Fechou a R$ 68,20 por saca na última sexta-feira (31/1).

Em dólar, o indicador chegou a atingir o menor nível em dois anos na última quarta-feira (29/1), cotado a US$ 27,73 por saca de 60 quilos.

Fonte : GloboRural