CENTRAL DE COMUNICAÇÃO // CNA – CNA participa de principal evento mundial do setor agropecuário nos EUA

Brasília (22/02/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa nesta quinta (22) e na sexta (23) da 94ª edição do Agricultural Outlook Forum, promovido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em Arlington, no estado americano da Virgínia. Especialistas, técnicos e representantes do setor agropecuário mundial debatem “As raízes da prosperidade”.

De acordo com o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, o USDA divulgou as perspectivas da safra e as primeiras indicações de preço e renda das principais commodities. “Os preços de milho e trigo deverão crescer 3% e 2,2% respectivamente, enquanto soja, arroz e algodão deverão cair 0,5%, 4,8% e 8,7%”.

As áreas de plantio de soja e milho devem permanecer estáveis (-0,2% e -0,1% respectivamente) na safra 2018, enquanto trigo, algodão e arroz apresentarão crescimento (1,1%, 5,6% e 16%). Para a produção pecuária, espera-se em 2018 níveis recordes nos setores de bovinos (5,9%), suínos (5,1%), aves (2,3%) e leite (1,5%).

Segundo Renato, o economista chefe do USDA, Robert Johansson, explicou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e o dólar fraco frente a outras moedas deverão favorecer as exportações. Porém, o rendimento líquido está previsto para baixo e deverá cair em termos reais.

“Outro fato que chamou atenção é de que o orçamento de 2018 deverá ampliar os seguros destinados a produtores de algodão e produtos lácteos. Isso se fez necessário de acordo com Johansson, pois os produtores enfrentaram perdas por efeitos climáticos no último ano”.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

Fonte : CNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *