Cebola e banana mais baratas nas Ceasas

Os preços da cebola e a banana, hortifrútis com forte peso no cálculo do IPCA, registraram queda expressiva em setembro perante agosto nas seis principais centrais de abastecimento espalhadas pelo país, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com peso de 0,2611 no cálculo do IPCA, a cebola caiu em todas as Ceasas analisadas, com destaque para a central de São Paulo, a Ceagesp, onde o preço médio registrou queda de 49,03% em relação a agosto. Segundo a Conab, a desvalorização da olerícola é reflexo do crescimento da produção nacional e sobretudo das importações, que em setembro somaram 24,9 mil toneladas e superaram em mais de quatro vezes as do mesmo mês de 2014.

Apesar da queda dos preços da cebola, os valores ainda estão superiores aos observados no mesmo período de 2014, mantendo um comportamento observado desde o início do ano. A Conab estima que a remuneração deve incentivar o plantio do bulbo, o que pode pressionar mais os valores "num futuro próximo".

Os preços da banana também recuaram em cinco das seis Ceasas acompanhadas pela Conab em setembro passado. As maiores quedas ocorreram nas centrais da Grande Vitória (12,04%) e da Grande Curitiba (10,55%). A banana prata tem peso de 0,1867 no cálculo do IPCA, enquanto a banana nanica (ou banana d’água) tem peso de 0,0887.

Por Camila Souza Ramos | De São Paulo

Fonte : Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *