Código Florestal deve ser votado nesta quarta

Após novo adiamento, votação deve acontecer hoje às 11h

por Vinicius Galera

 Shutterstock

Depois de finalmente ter entrado na ordem do dia Câmara dos Deputados nesta terça-feira (24/4), a votação sobre o novo Código Florestal foi, mais uma vez, adiada. De acordo com uma proposta feita pelo presidente da casa, o deputadoMarco Maia (PT-RS), e aprovada pelos líderes dos partidos, a leitura do parecer do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) sobre o Código aprovado pelo Senado deverá ser realizada em sessão extraordinária marcada para as 11h desta quarta-feira, sem a possibilidade de ser retirada da pauta.
Somente nesse ponto os deputados chegaram a um acordo. Foi isso que permitiu que a sessão iniciada por volta 22h não avançasse noite adentro. Ainda assim, deputados do PV e doPSOL, contrários às alterações efetuadas pelo relator, contestaram a autoridade de Piau, sob alegação de que ele teria tido campanha financiada por empresas ligadas ao agronegócio. O presidente da casa indeferiu a requisição para que Piau fosse desautorizado.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) ainda acusou o relator de alterar três dos 21 dispositivos do código aprovado noSenado. De acordo com o regimento interno da Câmara dos Deputados, e como ressaltou já ressaltou editoraLuciana Franco no site de Globo Rural, novos textos não podem ser criados nesta fase do processo legislativo, apenas a montagem da redação final com partes do substitutivo do Senado e da Câmara.

Deputados da bancada ruralista esforçaram-se para defender o agronegócio, mesmo preferindo não entrar no mérito do relatório. Pelas posições adotadas na curta sessão, já pode-se ter uma ideia de como será a plenária desta quarta. Se ela realmente acontecer.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *