Carteira teórica para ICR tem nova composição

Fonte:  Canal Rural

Índice Canal Rural reúne principais empresas do agronegócio com ações em bolsa

A Safras & Mercado apresentou a nova composição da carteira teórica para o Índice Canal Rural (ICR), esta com um período de validade entre os meses de maio e agosto de 2011.
O Índice Canal Rural, em vigor desde março de 2008, foi criado com objetivo de acompanhar o desempenho do setor de agronegócio na Bovespa. O universo de empresas do agronegócio foi definido com base na classificação de consultorias e nas considerações de analistas do setor.
Utilizando como base os papéis das empresas vinculadas ao agronegócio, é calculado o índice de negociabilidade. A partir deste índice é definido o fator ponderador (peso) de cada papel no universo. Abaixo, segue a fórmula de cálculo do índice de negociabilidade:

IN = RAIZ (Quantidade de negócios da empresa/Total de negócios do setor) * (volume financeiro da empresa/volume financeiro total do setor)

Definido o peso de cada empresa são selecionadas as dez empresas de maior representação no mercado acionário e que irão compor ICR. Juntas estas empresas representam aproximadamente 95% do volume e quantidade de negócios do quadrimestre anterior. O peso destas empresas é transformado para uma base 100%. Abaixo, as dez empresas que compõem carteira e suas respectivas participações.

Para a obtenção da variação do Índice do Canal Rural é a realizado um somatório para o produto da participação de cada empresa e a sua respectiva variação diária. Atualmente, o ICR é desenvolvido pela Safras & Mercado juntamente com o Canal Rural.

 

ScreenShot062

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *