Carrefour investe em pecuária sustentável

O Carrefour lança hoje, em Cuiabá, um projeto de compra de carne bovina sustentável que visa incentivar o desmatamento zero em uma região do norte do Mato Grosso. Costurado com parceiros locais, o projeto "Produção Sustentável de Bezerros" atuará nos vales do Juruena e Araguaia e prevê prioridade de compra de pequenos pecuaristas cadastrados que elevem sua produtividade sem prejuízos ao meio ambiente. A rede varejista vai investir € 1,8 milhão no projeto nos próximos três anos.

O Carrefour escolheu como principal parceiro o instituto holandês IDH, que monitora investimentos de novos negócios sustentáveis e também realizará um aporte no projeto – de valor não divulgado. Caberá ao IDH administrar o recurso e assessorar os pecuaristas.

Esses pecuaristas venderão os bezerros para a Fazenda São Marcelo, do Grupo JD, antigo parceiro comercial do grupo francês. Após a engorda, os bois serão vendidos para abate ao Marfrig, diz uma fonte envolvida no projeto. O governo do Mato Grosso, por sua vez, atuará na facilitação da regularização ambiental das propriedades.

O grupo pretende dar os subsídios necessários para uma produção sustentável e de qualidade e sugere que as iniciativas de fomento sejam replicadas em outros lugares. O projeto é uma extensão do programa Garantia de Origem do Carrefour, na medida em que inclui a variável desmatamento em suas exigências.

Por Bettina Barros | De São Paulo

Fonte : Valor