Carnes e fumo puxam exportações gaúchas do agronegócio no 3º trimestre do ano

Carnes e fumo puxam exportações gaúchas do agronegócio no 3º trimestre do anoAbertura de mercados para o complexo carne, como frango, alavancou as divisas gaúchas no trimestre MPT-RS/DIVULGAÇÃO/JC

Carnes e fumo puxaram as exportações do agronegócio gaúcho no terceiro trimestre de 2019. Os dois trades responderam por 31,7% da receita total no trimestre. Carnes tiveram alta de 61,7%, somando US$ 458 milhões, e fumo, de 45,5%, com fluxo de US$ 544,3 milhões. O economista do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), Sergio Leusin, apontou a demanda chinesa e abertura de novos mercados para o complexo da carne como decisivos para o resultado dos dois segmentos.

No mesmo período de 2018, os dois produtos respondiam por 22% do fluxo, com isso aumentam em dez pontos percentuais seu peso no front externo gaúcho. Somente o fuim teve alta de 700% na receita com os embarques para o gigante asiático. O Estado teve alta de 4% no volume de produção do setor fumageiro este ano.

Leia mais  no Jornal do Comércio

por Equipe do Site

Fonte : Felipevieira.com