Candiota quer um ecoparque industrial

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC
Torvaldo Marzolla Filho, do CNTL

Torvaldo Marzolla Filho, do CNTL

O Centro Nacional de Tecnologias Limpas, CNTL-Senai, está auxiliando a prefeitura de Candiota a elaborar o projeto de um ecoparque industrial, destinado ao melhor aproveitamento do carvão gaúcho de forma moderna e tecnológica, sem os efeitos negativos da poluição que marcaram a história desta fonte energética. Já há tecnologia para isso. A entidade, que tem chancela da ONU em suas atividades, busca zerar resíduos nas empresas. O ecoparque de Candiota, segundo o presidente do Conselho Consultivo do CNTL, Torvaldo Marzolla Filho, será o segundo deste tipo no mundo. O primeiro é na Austrália. A ideia é aumentar a produção de energia elétrica a partir do carvão e utilizar os resíduos, especialmente a cinza, para desenvolvimento de materiais de construção, fertilizantes (sulfato de amônia), plásticos e outros produtos. Possíveis investidores do centro do País e até da Noruega já manifestaram interesse. Uma comissão dos idealizadores do projeto esteve em Brasilia, na semana passada, e conseguiu manifestações de apoio dos ministérios de Minas e Energia, da Agricultura e de Relações Exteriores. Na próxima semana, dia 5 de fevereiro, haverá uma audiência, na capital federal, com a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, para apresentação do projeto, inclusive com a presença do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador. O ecoparque industrial, se for concretizado, representará importante impulso à economia da Metade Sul.

Rolha
Os entendidos em vinho dizem que a qualidade de um bom vinho depende muito da qualidade da rolha das garrafas. As mais indicadas são as de cortiça feitas a partir da casca do sobreiro, árvore típica de Portugal. Agora, a empresa norte-americana Nomacorc vai fazer rolhas para vinhos com plástico verde produzido pela Braskem, no Polo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul. As rolhas serão 100% recicláveis e, segundo a empresa, apresentam o mesmo desempenho em controle de oxigênio que a linha convencional, além de evitar a deterioração e desperdício causados por processos como oxidação e redução. As Select Bio serão feitas de Polietileno I’m green, elaborado com eteno obtido do etanol da cana-de-açúcar.

Casa da Montanha
O site TripAdvisor, especializado em turismo e hotelaria, indicou os 25 melhores hotéis do País, segundo a avaliação dos seus usuários. O Hotel Casa da Montanha, de Gramado, foi colocado entre os cinco primeiros.

Confiança
A companhia Confiança Seguros, que completou 142 anos, dia 22 de janeiro, prepara-se para inaugurar, em março, espaço com atendimento diferenciado, na avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre, dentro do projeto Confiar – Confiança Atendimento Rápido. A unidade servirá como piloto do projeto, que será gradualmente estendido para as outras praças da Confiança Seguros.

Descontos
A rede de lojas Safira antecipou sua temporada de promoções, oferecendo descontos de 50% nas suas 10 lojas. Já obteve crescimento de vendas de 20% sobre o mesmo período de 2013. Também começou a apresentar as novas coleções de joias, acessórios, relógios e óculos.

Milho
O preço muito bom da soja influenciou os agricultores que, na chamada primeira safra do milho, plantaram menos milho e mais soja. A segunda safra, principalmente do Mato Grosso, também diminui, em consequência das dificuldades de comercialização. Resultado, a safra brasileira de milho, que foi de 82 milhões de toneladas, na temporada anterior, será, agora, de 75 milhões/t.

Percepção
O Boticário está em primeiro lugar no ranking de melhor percepção entre os consumidores brasileiros, segundo levantamento do instituto inglês BrandIndex. A lista aponta as marcas que receberam mais atenção do público em 2013. O estudo listou mais de 230 empresas que atuam no Brasil.

Vagas
O Ministério da Agricultura e Pecuária abriu inscrições para preenchimento de 796 vagas de fiscal federal agropecuário, atividades técnicas de fiscalização e do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo. Os salários podem ser de até R$ 12,5 mil. Inscrições a partir de 3 de fevereiro, em www.consulplan.net.

Mapa do Emprego
A Fecomércio-RS divulgará, dia 4 de fevereiro, a 3ª edição do Mapa do Emprego, com dados sobre a ocupação do segmento terciário privado gaúcho. O estudo revela que o setor do comércio concentra 20,36% do emprego total da economia e 39,05% das vagas do setor terciário privado. Micro e pequenos estabelecimentos são responsáveis por cerca de 75,9% dos empregos. Entre os ramos atacadista e varejista, o número de postos de trabalho formais chega a 609.529 no Rio Grande do Sul.

Turismo
O futuro do turismo, as perspectivas comerciais do setor e as novidades de 2014 estarão presentes no 27º Salão de Negócios Turísticos da Ugart/ Braztoa (União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo e Associação Brasileira de Operadores de Turismo) programado para os dias 9 e 10 de abril no Hotel Plaza São Rafael. O evento terá mais de 50 expositores, entre agências, operadoras, empresas oficiais de turismo e companhias aéreas.

Boa safra
Até o momento, a safra de uva 2014 – a colheita irá até final de março – está se mostrando muito boa. O diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vitivinicultra, Darci Dani, informou que “o clima foi muito bom durante o período vegetativo e com um verão seco, tudo leva crer que tenhamos uma excelente safra, com cerca de 650 mil toneladas, semelhante a do ano passado”. O setor continua preocupado com os estoques de vinhos, acima do ideal para a época, em torno de 260,6 milhões de litros, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho.

Novo campo
Um novo campo está surgindo para os fertilizantes orgânicos. Os produtores gaúchos de fumo vão plantar, na próxima safra, 30% de fumo orgânico.

O Dia

  • Frey Faust, americano radicado na Alemanha, criador do Axis Syllabus, coordenará encontro sobre o movimento saudável e seguro e potenciais do corpo para a máxima eficiência energética, sexta-feira, às 9h, na Casa Cultural Tony Petzhold, na avenida Cristóvão Colombo, 400.
  • A rede Farmácias Associadas distribuirá amostras grátis de protetor solar, em Laranjal e São Lourenço, sábado e domingo. Até o fim de fevereiro, equipes percorrerão as praias de Tramandaí, Cidreira e Cassino para incentivar os cuidados com a pele no verão.

Fonte: Jornal do comércio | Nestor Tipa Júnior

DANILO UCHA | ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 31/01/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *