Canaviais terão mais recursos, prevê Rabobank

O setor sucroalcooleiro do país, abalado pelas últimas crises financeiras globais, terá capital suficiente para investir em seu crescimento, sustenta o banco de investimentos Rabobank.

A instituição de origem holandesa pondera que o acesso aos recursos será seletivo. "Os bancos têm de estar preparados para ver além dos tempos difíceis", disse Ton van Nimwegen, da divisão brasileira do Rabobank, em conferência em Londres. Ele alertou para o fato de que o segmento canavieiro continua volátil e cíclico, mas acrescentou que "no longo prazo, o Brasil pode ser muito competitivo".

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Entretanto, os produtores lutam para se recuperar da queda na produção em 2011/12 e lidar com os custos de produção crescentes, o real valorizado e os problemas climáticos. Segundo van Nimwegen, as instituições bancárias estão interessadas em trabalhar com clientes que têm boa gestão de riscos, estruturas de governança e modelos sustentáveis.

O Rabobank financia companhias de açúcar e etanol no Brasil. Seus empréstimos ao segmento somam US$ 1,8 bilhão, que representam 40% da carteira de crédito do banco no país.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2732960/canaviais-terao-mais-recursos-preve-rabobank#ixzz1zBg1vgRX

Fonte: Valor | Por Dow Jones Newswires

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *