Canal Rural transmite Fórum e Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Evento será realizado entre os dias 23 e 25 de fevereiro, em Restinga Sêca, no Rio Grande do Sul

Veronica Streliaev/Agência RBS

Foto: Veronica Streliaev/Agência RBS / clicRBS

Colheita do arroz será oficialmente aberta a partir deste sábado

A 22ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e o 3º Fórum do Arroz, em Restinga Sêca, no Rio Grande do Sul, são atrações confirmadas na programação do Canal Rural. Haverá transmissões ao vivo durante os três dias de evento, entre 23 e 25 de fevereiro. Pelo menos oito mil pessoas, entre produtores, autoridades, pesquisadores e lideranças do setor, são esperadas no encontro, considerado o maior da orizicultura nacional.

O Fórum poderá ser conferido em tempo real no Canal Rural a partir das 14h desta sexta, dia 24. O tema do debate será "Marketing do arroz + feijão: A dupla imbatível que precisa se reinventar", com participação do presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Caiaffo da Rocha, e do diretor da Agência Pública Comunicação, José Luiz Monteiro Fuscaldo, além de representantes do Ministério da Agricultura, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Sindicato das Indústrias de Arroz (Sindarroz) e Associação dos Produtores de Feijão do Rio Grande do Sul (Aprofeijão). O mediador será o apresentador do Canal Rural João Batista Olivi. Já no sábado, dia 25, será transmitida ao vivo a partir das 11h a cerimônia oficial de abertura da colheita.

Após a solenidade, no Centro de Eventos de Restinga Sêca, será servido aos participantes o tradicional arroz de carreteiro. Serão utilizados 500 quilos de arroz, 900 quilos de charque, 200 quilos de cebolas e tomates, 80 quilos de bacon e 40 latas de azeite de arroz.

A programação do evento terá ainda palestras técnicas, cursos e demonstração de tecnologias para o setor. O município que sedia o evento, na região central do Rio Grande do Sul, conta com 432 lavouras do grão e concentra 800 pequenos e médios produtores. Segundo o Censo 2004-2005 do Irga, são colhidas 3,3 milhões de sacas por ano.

Fonte: Ruralbr |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.