CANAL RURAL NOTÍCIAS – CIÊNCIA -Pesticida reduz capacidade de polinização, aponta estudo

Aplicação foi banida na Europa desde 2013 por afetar comportamento e reprodução das abelhas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colônias de abelhas sem ferrão expostas a pesticidas neonicotinoides reduzem a capacidade de polinizar culturas agrícolas, de acordo com um novo estudo publicado nesta semana, na revista Nature. Esse tipo de pesticida — o mais usado no mundo, foi banido na Europa desde 2013, depois de diversos estudos terem deixado cada vez mais claro que sua aplicação afeta o comportamento e a reprodução.

As pesquisas feitas até agora, no entanto, avaliavam apenas os efeitos dos pesticidas na mortalidade de abelhas, enquanto o novo estudo mostrou seus impactos nos importantes serviços de polinização que elas fornecem.

As abelhas são responsáveis por polinizar mais de 50% das plantas das florestas tropicais, 80% das do Cerrado e 73% de todas as culturas agrícolas do mundo, de acordo com o projeto Polinizadores do Brasil, finalizado em outubro, com o envolvimento de cientistas de 18 instituições, sob coordenação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Experimentos realizados pelo projeto mostraram que a presença das abelhas aumenta a polinização e, consequentemente, a produtividade de várias culturas.

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *