CANAL RURAL – ELEIÇÕES 2016 – Produtores esperam mudanças com novo prefeito de Porto Alegre

Fonte:Divulgação

Nelson Marchezan Júnior, que também é produtor rural, tem grandes desafios com a população da zona rural de capital gaúcha

 

O deputado federal Nelson Marchezan Júnior foi eleito o novo prefeito de Porto Alegre neste domingo com 60% dos votos válidos. Marchezan conhece o agronegócio, já que é produtor e chegou a ocupar o cargo de diretor de desenvolvimento do agronegócio no Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Com o resultado definido, produtores de hortifruti esperam que o conhecimento do deputado ajude o setor.

O produtor rural Valdomiro Silveira dos Santos, que faz parte de um grupo de 164 produtores de hortifruti na zona rural de porto Alegre, lamenta o fato de o número de agricultores nessa atividade ter diminuído 40% nos últimos 16 anos, juntamente com a área de cultivo. “ Aqui tudo era chácara e hoje tem apenas cinco produtores na Vila Nova”, disse.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cléber Vieira, a capital gaúcha está entre as duas únicas capitais essencialmente urbanas no país com zona rural, mas o abandono da área agrícola preocupa. “Perde todo mundo, inclusive o consumidor final, que pode ter um produto na feira direto do produtor”, falou.

A redução da área rural muitas vezes acontece porque os produtores vendem a área para a construção de loteamentos. Frear a expansão é uma das demandas do novo prefeito, isso porque Porto Alegre não conta com uma definição por meio de mapeamento do que é zona rural e o projeto era pra estar pronto desde dezembro.

“Nós não podemos responder exatamente qual é o prazo que vai demorar porque nós não sabemos qual é a situação atual desse programa. Mas, sem dúvida, ele é muito positivo e está entre as nossas metas”, disse o prefeito eleito Nelson Marchezan Juior.

Outro pedido dos produtores ao novo prefeito é um ponto fixo para comercializar a produção o ano todo. “Ele (Marchezan) é um produtor, então eu levo fé de que ele vai olhar pra esse lado da zona rural de Porto Alegre com carinho que um produtor rural tem que ter com o seu companheiro de profissão”, disse Cléber Vieira.

“Se nós conseguirmos produzir através deste local específico de forma fixa, produzir algum resultado que seja do interesse público, principalmente daqueles que mais precisam, se isso vai reverter em algum benefício pra sociedade como um todo, aí sim vamos trabalhar nesse sentido, senão nós vamos buscar outra alternativa”, falou o prefeito eleito.

  • Bruna Essig | Porto Alegre (RS)
  • Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *