CAMPO E LAVOURA – Vinhos com selo da Campanha chegam ao mercado nacional

Quase um ano após o vinho da Campanha Gaúcha ganhar indicação de procedência (IP) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), as primeiras garrafas estampando o selo da certificação chegam ao mercado.

Nesta semana, 18 rótulos de seis vinícolas da região (confira a relação ao lado) começaram a ser distribuídos pelo país. E a estreia ocorre justamente com vinhos e espumantes elaborados ao longo de 2020, na chamada "safra das safras", notabilizada pela qualidade das uvas acima da média.

Presidente da Associação Vinhos da Campanha, Valter Pötter destaca que nesta primeira etapa serão disponibilizadas 45,6 mil garrafas com os selos de procedência. De acordo com o dirigente, o consumidor tende a encontrar os rótulos "carimbados" com preços a partir de R$ 60 por unidade.

– Essa primeira etapa abrange os vinhos que estavam mais prontos para irem ao mercado. Mas aprovamos a IP para 80 rótulos de 15 vinícolas, totalizando cerca de 1,6 milhão de litros – destaca Pötter.

Na primeira leva de vinhos com a IP há espumantes, tintos e brancos. No entanto, os vinhos de guarda, que necessitam mais tempo de maturação, só devem ser disponibilizados a partir de 2022.

A IP atesta a singularidade dos produtos feitos em uma determinada região, ajudando a valorizar as marcas.

fernando.soares@zerohora.com.br

FERNANDO SOARES – INTERINO

Fonte : Zero Hora

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