CAMPO E LAVOURA – Tudo pronto para vacinação em março

Uma das medidas adotadas para que o Rio Grande do Sul possa mudar de status sanitário em relação à aftosa foi a antecipação da primeira etapa da campanha de vacinação, voltada a 12,4 milhões de bovinos e bubalinos. É por isso que, a partir da próxima segunda-feira, abre-se prazo para a aplicação das doses. O período vai até 14 de abril. Em maio, a Secretaria da Agricultura solicitará ao ministério o fim da imunização. A preparação para que seja possível adiantar a vacinação começou ainda no mês de fevereiro, como explica Rosane Collares, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da secretaria.

A equipe de técnicos começou a ser preparada. E também foi feito monitoramento junto às revendas agropecuárias para evitar falta de vacinas.

– Hoje 90% das casas agropecuárias estão com credenciamento renovado. E temos no Estado estoque de 500 mil doses – completa Rosane.

Amanhã, o diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Geraldo Moraes, vem ao Rio Grande do Sul para reunião com técnicos da secretaria e da superintendência regional. O objetivo é detalhar procedimentos e alinhar ação das forças de segurança na fronteira.

gisele.loeblein@zerohora.com.br 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!