CAMPO E LAVOURA | Triagem para o recomeço

Com 2.650 funcionários, o frigorífico da JBS de Passo Fundo, no norte do Estado, está com a retomada das atividades prevista para hoje. Durante o dia de ontem foi montado um esquema para a realização da triagem dos trabalhadores. Só os que foram aprovados poderão atuar na operação.

Divididos em grupos de 20 pessoas, todos usando máscara, foram levados ao longo do dia para serem avaliados por profissionais da área da saúde. Havia marcação de distância nos pontos de espera.

A ação foi acompanhada pela secretaria municipal de Saúde, a Coordenadoria Regional de Saúde e representantes do sindicato dos trabalhadores.

A unidade de abate de aves e de suínos estava parada desde 24 de abril. Na última segunda-feira, atendendo a recurso da empresa, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) deu efeito suspensivo à decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, que mantinha a interdição solicitada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) após fiscalização.

O MPT-RS obteve liminar em ação movida contra a JBS referente ao frigorífico de suínos de Três Passos, no noroeste. A decisão foi obtida no TRT4 e determina que a unidade não possa realizar horas extras e que implemente a adoção de 36 medidas protetivas. o órgão também firmou ontem um termo de ajustamento de conduta com a cooperativa dália.

Entendemos que a Expointer poderá vir a ser prorrogada, adiada para o final de setembro (..). Não podemos, a quatro meses dela, tomar a decisão de que não aconteça. Desejamos que ocorra em condições de segurança e estamos organizando a feira para que venha a acontecer.

Eduardo leite

Em coletiva, ao falar sobre publicação do regulamento da feira

25, 9 mil

litros de leite foram entregues ontem ao Banco de Alimentos do Estado. O volume foi obtido a partir da doação feita por mais de 500 associados da Cooperativa Santa Clara. A participação é voluntária, e cada produtor contribui com a quantidade que desejar. Em uma semana, foram mais de 30 mil litros de leite arrecadados, que deverão beneficiar outras entidades assistenciais do Rio Grande do Sul.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte: Zero Hora