CAMPO E LAVOURA – Toque especial

A parceria nos tribunais e na vida familiar também deu forma à atividade da Agropecuária Olhos D?Água, em Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera. E acaba de gerar uma nova conquista para os proprietários: a primeira safra de azeite de oliva extravirgem própria. Batizado de La Favola (A Fábula, em italiano), o produto reflete a aposta na cultura das oliveiras e se soma ao cultivo de noz pecan e à criação de gado e ovinos de corte.

Por trás da marca, está um trio de advogados que inclui a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie Northfleet. A propriedade é tocada em sociedade com a filha Clara e o genro Mauro Aspis.

Dos 500 hectares cultivados com oliveiras, 30 hectares têm as variedades arbequina e koroneiki, plantadas em 2018. Nesta safra, os 10 hectares produtivos renderam 3,5 toneladas de azeitona, colhidas em fevereiro. A produtividade média foi de 300 quilos por hectare – igual à do Estado, conforme a Emater.

O toque diferente ficou por conta do manejo e da ajuda extra recebida das abelhas.

– Minha esposa sugeriu que colocássemos caixas de abelhas perto das oliveiras para facilitar a polinização, e isso realmente deu resultado – afirma Mauro.

Os 310 litros produzidos são comercializados em Porto Alegre e Gramado, já as vendas pelo site começam neste mês.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *