CAMPO E LAVOURA – Status novo para entrar

A edição deste ano da Expointer fará uma nova travessia também na área de saúde animal. Será a primeira edição da feira com o Rio Grande do Sul oficialmente com o novo status de zona livre de febre aftosa sem vacinação. O que traz implicações práticas para o evento, marcado para 4 a 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

A primeira delas é a limitação do grupo de bovinos. Somente animais de áreas com igual condição podem estar presentes.

– Os que são de áreas livre de aftosa sem vacinação precisam apenas da guia de trânsito animal – reforça Fernando Groff, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria de Agricultura do RS.

Por um lado, isso restringe a participação de Estados como São Paulo, por exemplo. Mas abre a porteira para exemplares de Santa Catarina. Para ovinos, também suscetíveis à aftosa mas que não têm imunização, a regra é diferente. Planteis vindos de áreas que ainda vacinam o rebanho bovino podem participar da Expointer. Desde que tenham passado por "quarentena" de 28 dias e por testagem.

Nesse caso, Santa Catarina, por ser também livre de aftosa sem vacinação, fica com a entrada facilitada – antes, podia participar, mas tinha a necessidade de cumprir o isolamento para o retorno.

– A mudança de status fechou a participação para alguns Estados, mas abriu para outros. Havia interesse de criadores de ovinos e caprinos de Santa Catarina em participar. O Estado vizinho também tem bastante criador de bovinos da raça devon – pontua Leonardo Lamachia, presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac).

De hoje a 4 de agosto, está aberto período para que associações de raça e entidades insiram os dados das inscrições no sistema oficial da secretaria para os animais que participam de exposição e avaliações morfológicas na feira.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *