CAMPO E LAVOURA – Soluções para o agro

Como usar a tecnologia para resolver os problemas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul? Partindo dessa premissa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado (Senar-RS) realiza pelo segundo ano consecutivo um hackathon, no qual startups e estudantes universitários competem em busca das melhores ideias voltadas às necessidades dos agricultores gaúchos.

O campeonato ocorrerá entre 4 e 6 de dezembro, de maneira virtual, e distribuirá R$ 50 mil em prêmios aos vencedores. Abigeato, custos de produção, sucessão rural e irrigação são alguns dos temas que devem pautar as iniciativas, que estão baseadas em dois eixos principais: segurança e gestão.

– Com esses dois temas centrais, o objetivo é colocar os competidores a resolver problemas dos produtores, em cima de relatos de desafios que eles vivenciam. Vamos ter mentores, que ajudarão a lapidar as ideias e orientarão os competidores – destaca Renan dos Santos, coordenador do escritório regional de inovação do programa AgroUp.

Diretor de Inovação do Senar-RS, Antônio da Luz salienta que há em curso uma corrida pela hegemonia do agronegócio global, com a tecnologia tendo papel decisvo. Por ser um dos maiores produtores de alimentos no mundo, o Brasil teria potencial para acolher o surgimento de referências globais na área, impulsionando sua produtividade:

– Queremos resolver nossas dificuldades cada vez mais com tecnologia. Temos dois caminhos. Podemos adquirir o que está surgindo lá fora ou fomentar o surgimento de tecnologias aqui.

Os organizadores esperam a participação de 15 equipes na maratona. As inscrições estão abertas até 26 de novembro e podem ser feitas pelo site www.senar-rs.com.br/hackathon.

O Ministério da Agricultura lança hoje a plataforma ID Agro, que permitirá o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas, sem custo para o produtor. O lançamento ocorre no www.agropelobrasil.com.br.

fernando.soares@zerohora.com.br

FERNANDO SOARES – INTERINO

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *