CAMPO E LAVOURA – Sistema nacional para a produção de uva

Com o Sistema de Informação de Vinhos e Bebidas (Sivibe), oficialmente criado, conforme instrução normativa publicada no Diário Oficial da União de ontem, o desafio será habilitar o produtor de uva a fazer o cadastro. Hoje está previsto treinamento de integrantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais com técnicos do Ministério da Agricultura. A ideia é que possam ser multiplicadores, ajudando agricultores a usarem o sistema.

– É uma demanda antiga do setor o sistema nacional (o Estado já tem), para que se possa conhecer dados do Brasil inteiro – avalia Cedenir Postal, presidente da Comissão Interestadual da Uva e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, na Serra.

A expectativa é de que se consiga fazer o cadastro até dezembro, quando a colheita começa a se intensificar.

R$ 1,5482 é o valor de referência projetado para o litro do leite em outubro no Estado. A quantia é 5,18% menor do que a consolidada em setembro, aponta o Conseleite. A queda no preço, ainda que o patamar se mantenha acima de anos anteriores, deixa indústrias e produtores em alerta. Principalmente porque o cenário, no momento, é de insumos mais caros, caso do grão usado na alimentação dos animais, o que amplia os custos de produção.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte :Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *