CAMPO E LAVOURA – Seleção a caminho

Com formato adaptado aos tempos de pandemia, a Avaliação Nacional de Vinhos da Safra 2020 tem a partir de hoje uma nova etapa. Começam as ser distribuídos os 700 kits adquiridos por degustadores contendo, entre outros itens, 16 amostras mais representativas dessa que é considerada "a safra as safras". A combinação de fatores como pouca chuva, intensidade solar, sanidade dos vinhedos e amplitude térmica deixaram a uva com características singulares.

O mistério em torno das marcas reconhecidas permanece até o dia 7 de novembro, quando encontro virtual da Associação Brasileira de Enologia (ABE) revelará os destaques do ano. Além dos 16 selecionados, o evento também definirá cerca de 120 rótulos (30% do total de inscritos) como os mais representativos da safra.

Neste ano, a avaliação teve um recorde de 395 amostras de 56 vinícolas brasileiras inscritas. No final de setembro, 64 enólogos selecionaram as 16 amostras que estão agora sendo enviadas aos apreciadores. E será preciso percorrer até 4,5 mil quilômetros para que cheguem ao destino, dentro e fora do Brasil. Tem kit encomendado até do Uruguai.

O recolhimento das amostras foi acompanhado de perto por enólogos, incluindo o presidente da ABE, Daniel Salvador, e o vice, André De Gasperin.

– Essas mais de 11 mil garrafas estão cheias de amor, orgulho, história e, claro, vinho de qualidade, brasileiro. Nossa emoção não tem tamanho. Esperamos que em cada gole que as pessoas degustarem em casa estejam celebrando conosco a ?safra das safras? e o momento vivido pelo vinho brasileiro – observa o presidente da ABE.

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *