CAMPO E LAVOURA – RS investiga sete casos de sementes

Com nova coleta em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, são sete os casos investigados de recebimento de envelopes com sementes não solicitadas no Rio Grande do Sul. Duas amostras foram encaminhadas para análise em laboratório do Ministério da Agricultura em Goiás. Outras três foram recolhidas no Interior pela Secretaria da Agricultura e serão destinadas para exame. Há ainda um relato repassado à Emater.

– Temos tido bastante procura sobre esse assunto, pessoal com dúvidas. E alguns relatos de recebimentos – diz Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da secretaria.

A principal orientação em caso de recebimento desses envelopes misteriosos é não manusear o material e entrar em contato com a inspetoria veterinária mais próxima ou com o escritório da Emater.

A saída de cerca de 300 servidores da Emater, por meio de programa de desligamento incentivado, e as reduções de orçamento são vistas com preocupação pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado (Senge). A entidade teme um "apagão na assistência técnica e extensão rural e social". O diretor José Luiz Bortoli de Azambuja pontua que, enquanto o número de funcionários ficou menor, a carga de trabalho e a demanda aumentaram.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *