CAMPO E LAVOURA | Reforço da Agricultura na análise

Dentro de duas semanas, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Estado (LFDA-RS) deverá estar pronto para começar a realizar testes de diagnóstico de coronavírus. É uma das 84 unidades no país colocadas à disposição pelo Ministério da Agricultura – a rede inclui outros LFDAs, estruturas da Embrapa e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira. Estão em 19 Estados e 27 cidades, totalizando 108 profissionais.

Nesse grupo, existem 89 equipamentos do tipo RT-PCR, técnica referência para o teste de confirmação do coronavírus – três deles no RS. No país, a capacidade é de processar mais de 76 mil amostras por dia.

O laboratório do Estado (foto acima), fica na Capital e tem 29 auditores fiscais federais agropecuários, 31 técnicos e 14 auxiliares de laboratório. A estimativa é de 600 análises/dia, podendo variar conforme a disponibilidade de insumos.

-Estrutura física e de pessoal existe, e estamos ajustando o suprimento de insumos para atendimento desta demanda específica, salientando que as demais atividades de suporte à defesa agropecuária seguem normalmente – explica Fabiano Barreto, coordenador do LDFA-RS.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *