CAMPO E LAVOURA – Prazo para recolhimento do paraquate

Já está correndo o prazo de 30 dias para que agrotóxicos à base de paraquate sejam recolhidos pelas fabricantes. A Secretaria de Agricultura publicou nota técnica, esclarecendo pontos acerca da proibição determinada pela Anvisa e em vigor desde ontem. A determinação é para que a retirada seja tanto de embalagens em uso quanto as ainda fechadas. Prescrição, venda e uso não estão mais autorizados.

Eventuais estoques deverão ser armazenados em depósitos licenciados, até que a titular do registro faça a coleta. Tanto revendas quanto produtores devem solicitar o recolhimento, guardando os comprovantes.

– O grande desafio dos órgãos é fiscalizar e fazer com que o estoque remanescente volte para a indústria – afirma Rafael Friedrich de Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da secretaria.

Usado no controle de plantas daninhas, o herbicida havia passado por reavaliação da Anvisa.

O consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre também marcará presença na Expointer Digital. Um estande 3D hospedará a programação virtual, com palestras sobre setores do mercado americano com representantes dos departamentos de Agricultura do país e do Estado do Kansas, além de associações do setor. Também estarão disponíveis outras informações relacionadas a atividades nos EUA.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *