CAMPO E LAVOURA – Para evitar um déjà vu

O assunto estiagem acabou virando tema de subcomissão da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa. O grupo teve ontem seu primeiro encontro. E agora abre prazo de 120 dias de trabalho. Entre as definições estão audiências públicas pelo Interior.

A primeira já tem data: será em 20 de março, durante a programação Expoagro-Afubra, em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo. Relator da subcomissão, o deputado Elton Weber diz que a ideia é construir uma proposta de política pública de Estado, com foco em irrigação e reserva de água, para apresentar ao Executivo.

– É preciso ter programas que visem juro baixo, que deem incentivo para o produtor fazer investimento. E não é só irrigar. É um tema abrangente, que começa por guardar água em anos em que é abundante – acrescenta.

no radar

A indústria de aves do Rio Grande do Sul estima que efeitos do coronavírus sobre as exportações do setor possam aparecer nos números do mês de março. E deverão ser referentes à receita. Em fevereiro, conforme dados da Associação Brasileira de Proteína Animal, os embarques e o faturamento do país tiveram alta.

3,81% foi o crescimento do PIB do agronegócio brasileiro em 2019, segundo publicação de Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada e Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. O setor representou fatia de 21,4% da economia do país no ano passado.

gisele.loeblein@zerohora.com.br 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!