CAMPO E LAVOURA | Onda de nuvens de gafanhotos

A redução significativa da nuvem de gafanhotos na província de Entre Ríos, não elimina a ameaça. Outros dois pontos são monitorados pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa), em Formosa, no Norte.

– Segundo informações que temos, o grupo em Entre Ríos foi reduzido absurdamente. O risco é menor, e a pressão de controle muito forte – avalia Jerson Guedes, coordenador do Laboratório de Manejo Integrado de Pragas da UFSM.

O entomologista, que integra comitê criado para monitorar o problema no Estado, estima que "mais nuvens deverão descer para o leste argentino":

– Agora parece ser um uma onda, um movimento grande da espécie.

Em relação ao último episódio envolvendo a Schistocerca cancellata no RS, na década de 1940, avalia que, hoje, está sendo feito um controle "muito maior" da praga, com uma rede de comunicação que dá agilidade.

R$ 1,4244 é o valor de referência do litro de leite projetado para julho segundo o Conseleite, alta de 1,82% sobre o consolidado de junho. No primeiro semestre, a maioria dos derivados teve preços acima de 2019. Para o segundo semestre, com a entrada da safra, a tendência é de estabilidade nos atuais patamares.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte: Zero Hora