CAMPO E LAVOURA – Novo calado no porto de Rio Grande

A homologação, hoje, do novo calado, entra para a relação dos grandes marcos de 2020 para o porto de Rio Grande. Os 14 metros e 50 centímetros a serem validados possibilitam o acesso e a saída de embarcações maiores e com volume superior de carga. Como publicou a coluna, a estimativa é de ampliação de 10% da capacidade.

O aval oficial coloca fim a uma espera que se arrasta desde 2015, quando foi assinado o contrato para a execução da dragagem necessária para que se chegue à marca de agora. O escopo da obra teve de ser ajustado. A limpeza do canal de passagem começou no final de 2018 e foi concluída no início de 2020. Com isso, o canal interno de passagem passa a ter 16,5 metros e o externo, 18,5 metros.

Outra ação prevista para este ano é o projeto para transformar o porto de autarquia em empresa pública.

Será definida nesta semana a data da audiência pública virtual com o javali como tema. A proposta dos deputados Edson Brum, Elton Weber e Zé Nunes foi aprovada na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. Mudanças nas regras vigentes também já vêm sendo discutidas em reuniões com os órgãos envolvidos nas ações de controle e monitoramento da espécie invasora exótica.

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *