CAMPO E LAVOURA | Novas cooperativas

A Emater, através do escritório regional de Frederico Westphalen, e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) iniciaram um projeto de pesquisa pioneiro para caracterização das condições físico-hídricas do solo da região, a fim de dar suporte ao manejo de sistemas de irrigação. A intenção é gerar aos agricultores conhecimento sobre o momento mais adequado para utilização da ferramenta.

Das 11 novas cooperativas vinculadas ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs) no decorrer de 2020, quatro possuem atuação na agropecuária.

A relação é composta por Cooperativa Central Metropolitana, de Canoas, Cooperativa dos Produtores de Cana (Coopercana), de Porto Xavier, Cooperativa Mista Yucumã (Cooperyucuma), de Derrubadas, e a Cooperativa Agroindustrial Paraíso (Coapar), de Dois Lajeados.

Atualmente, há 122 organizações ligadas à agropecuária registradas no Estado. O setor primário é o que possui maior abrangência no cooperativismo gaúcho. Em 2019, último ano com dados disponíveis, o segmento tinha 343,7 mil associados, empregava 37,2 mil pessoas e faturou R$ 31,3 bilhões.

fernando.soares@zerohora.com.br

FERNANDO SOARES | INTERINO

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *