CAMPO E LAVOURA – Negócios multiplicados

No mundo dos negócios digitais, produtos do universo agropecuário ganharam espaço em buscas e em vendas na plataforma OLX Brasil. Itens relacionados ao setor e à indústria de modo geral tiveram alta de 45% entre os termos buscados no primeiro trimestre deste ano. Nas vendas, o avanço foi de 43%. Entre os mais procurados, estão trator, retroescavadeira, compressor, mas também novilha e terneiros – que mais aumentou em procura, crescendo 168%.

Flávio Passos, vice-presidente comercial da OLX Brasil, destaca que a digitalização no agro se reflete na compra e venda de itens usados e seminovos: – Em 2020, a categoria de agronegócio e indústria foi a que mais cresceu, com aumento de 66% em relação a 2019. Com a pandemia, o maior uso das plataformas de compra e venda também contribuiu para essa migração para o e-commerce.

No caso das máquinas e implementos agrícolas, há um outro ingrediente a ser considerado. A demanda está aquecida, mas o fornecimento de componentes ainda sofre o impacto das restrições da pandemia. E limita a capacidade.

O que abre espaço para os usados, observa o engenheiro agrícola Ricardo Lopes de Almeida, supervisor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado (Senar-RS). As restrições de circulação, com fechamento de revendas, também motivaram as compras online.

O supervisor dá algumas dicas para a aquisição de usados.Sugere que os produtores verifiquem procedência e histórico da máquina, da revenda e do vendedor, assim como as avaliações de entrega do produto e como costuma ser feital. E ainda: – Você precisa olhar antes de comprar: verificar o estado do motor, se tem vazamento, o estado dos pneus, que são muito caros em uma máquina agrícola. Tem de fazer avaliação in loco.

Para animais, os cuidados também são válidos. Segundo Almeida, o vendedor costuma especificar procedência, onde está e quais as características.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *