CAMPO E LAVOURA | Maior faturamento em 31 anos no país

Ainda tem muito tempo – e uma grande quantidade de variáveis em aberto – até 2020 terminar. Mas, com base em dados de abril, o Ministério da Agricultura projeta em R$ 697 bilhões o valor bruto da produção agropecuária brasileira, incremento de 8,6% sobre 2019 e a maior cifra dos últimos 31 anos. Há crescimento de 10,4% no faturamento das lavouras e de 5,4% na pecuária.

– As condições climáticas favoráveis na maior parte das áreas produtoras e os preços agrícolas foram decisivos para esses resultados – avalia José Gasques, coordenador-geral de Avaliação de Políticas da Informação da pasta.

O Rio Grande do Sul, com perdas na safra de grãos de verão, tem previsão de recuo, com VBP ficando em R$ 56,57 bilhões, 4,76% a menos do que o registrado no ano passado.

O México autorizou novo embarque de arroz em casca do Brasil. Serão 30 mil toneladas, que se somam a embarque de igual quantidade marcado para ontem. Os volumes ainda são pequenos, mas animam o setor, porque o mercado é de grande potencial. Os mexicanos importam cerca de 80% do cereal que consomem anualmente. E têm nos EUA o principal fornecedor. Neste momento, o produto brasileiro está mais competitivo.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *