CAMPO E LAVOURA – Laudos apontam resíduos de inseticida em abelhas mortas
Laudos apontaram a presença do inseticida fipronil em 77% de 13 amostras avaliadas pelo Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os dados foram apresentados ontem pelo chefe da divisão da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Secretaria da Agricultura, Rafael Friederich de Lima, em webinar.
No total, foram coletadas 18 amostras entre janeiro a abril (veja quadro). As demais aguardam o laudo. Foram recolhidas em locais onde houve mortandade.
Lima observa que o reduzido número de registros denota receio em denunciar, por envolver áreas de terceiros. E que há um trabalho para estimular o apicultor a procurar a pasta e fazer notificação.
As análises
Foram coletadas 18 amostras em locais com mortandade de abelhas. De 13 laudos já recebidos, 77% apontavam a presença do fipronil
Em 69%, havia mais de um ingrediente ativo. E em duas, carbofurano e fluquinconazol, de uso proibido no Estado
NO RADAR
Foram retomadas ontem as contratações do Plano Safra 2020/2021, que estavam suspensas desde o início de maio, à espera da garantia de recursos via recomposição do orçamento da União. O pacote com as atuais condições de juro e prazo vale até o dia 30 deste mês. O novo, que ainda precisa ser lançado, entra em vigor em 1º de julho.
R$ 1,1 trilhão
é o Valor Bruto da Produção agropecuária brasileira projetado para 2021, aponta dado de maio da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. A cifra é 11,8% superior à de 2020 – R$ 993,9 bilhões. As lavouras tiveram aumento de 15,8%, e a pecuária, de 3,8%. As atividades tiveram o mais elevado valor em 32 anos.
gisele.loeblein@zerohora.com.br
GISELE LOEBLEIN
Fonte : Zero Hora