CAMPO E LAVOURA | Investimentos verdes

A sustentabilidade deu o tom nos debates do 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio. Com o tema "Nosso Carbono é Verde", o evento bateu na tecla da necessidade de se conciliar produção, ambiente e produtividade. Segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o país tem potencial para ser um dos maiores players mundiais para investimentos verdes.

Tereza Cristina disse que há R$ 30 bilhões em gestão de títulos verdes no país e US$ 1 trilhão investidos em fundos sustentáveis internacionais.

O Brasil é hoje o quarto maior produtor mundial de alimentos e disputa o terceiro posto de maior exportador com a China. Mas qual será o protagonismo brasileiro nos próximos eventos mundiais de clima e ambiente? A provocação veio do presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Brito, na abertura do evento. Brito citou que o país vive o nono ano seguido de aumento no desmatamento ilegal.

Também lembrou que o agro manteve na pandemia produção e safras recordes. Feito que, em contrapartida, ocorre em período de maior fome no país e ao passo de uma imagem negativa do Brasil no Exterior no quesito preservação do meio ambiente. Para o dirigente, isso traz impactos na marca "made in Brazil".

– No novo mundo ESG, vencerá o que tiver o melhor ativo a negociar, e nós estamos destruindo o nosso – alertou Brito.

bruna.oliveira@zerohora.com.br

BRUNA OLIVEIRA – INTERINA

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *