CAMPO E LAVOURA – Governo marca data para a edição 2021 da Expointer

O governo do Estado confirmou ontem a realização da Expointer 2021. A feira, que ocorre no parque Assis Brasil, em Esteio, está marcada o período de 4 a 12 de setembro. A decisão foi tomada em conjunto com as entidades copromotoras. A retomada do formato presencial, no entanto, será dentro de protocolos sanitários que incluem o controle de público, entre outras restrições.

– Será uma feira de negócios marcante para a retomada econômica do Estado, ao mesmo tempo em que não descuidaremos do cuidado com a vida dos gaúchos – pontuou, em nota, a secretária da Agricultura, Silvana Covatti.

Ainda conforme o governo do Estado, o planejamento vem sendo feito de forma conjunta entre Agricultura e Saúde. Uma equipe da vigilância sanitária está empenhada na formatação das condições necessárias para garantir a segurança do evento. Segundo a secretária Arita Bergmann, as regras sanitárias "terão um controle efetivo".

O que já se definiu é a manutenção da Expointer no ambiente virtual. O formato híbrido foi adotado em 2020 em razão da pandemia, que levou ao cancelamento da feira no modo presencial. O acesso do público ficou limitado ao drive-thru da agricultura familiar.

– Somos parceiros e vamos fazer força para trazer o maior número de empresas possível – afirma Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas (Simers).

O dirigente ressalva que, para o setor, o prazo até o evento é curto, com muitas empresas já tendo o calendário do ano definido, o que poderá fazer com que algumas marcas grandes não participem. Presidente da Federação da Agricultura do Estado(Farsul), Gedeão Pereira entende que a participação das indústrias de máquinas é "sempre muito decisiva".

– Será mais forte do que a do ano passado, mas não há condições de fazer uma feira parecida com a de antes da pandemia – pondera.

Leonardo Lamachia, presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), relata que os associados estão mobilizados:

– Recebemos com alegria essa decisão.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *