CAMPO E LAVOURA | Expectativa de retomada

Entrevista: Delcio Giacomini, Presidente da Apil-RS

A recuperação da economia é considerada importante para a retomada do consumo de leite e derivados, trazendo reflexos positivos à indústria e aos produtores. Novo presidente da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Estado (Apil-RS), Delcio Giacomini falou sobre esse e outros temas.

A estiagem dificultou a compra de matéria-prima?

Foi uma estiagem quase prolongada, mas está normalizando. Sempre há efeito, com produção menor. Voltando a chuva, retomamos a ter produção normal. Teve perda considerável na silagem, usada na alimentação. O milho safrinha também ajuda a normalizar.

Qual a tendência de preços?

O último mês teve aumento de cerca de 1% a 1,3%, mas é quase insignificante. Se deixa de valorizar o leite para o produtor, não é o fator da indústria ganhar dinheiro. A gente espera que cresça o consumo do produto.

Qual o cenário para 2020?

Temos expectativa de que seja positivo, e a economia tenha retomada. Que as pessoas voltem a consumir mais leite e derivados.

Os pequenos laticínios estão adequados às exigências de qualidade e segurança alimentar? As instruções normativas 76 e 77 se refletiram em novos avanços?

Estamos fazendo nossa parte. A maioria dos produtores já está se adequando às normativas para que possa ter o direito de entregar sua produção. Se ele não se adequar, não vai mais entregar o leite. Isso está claro. A adequação é interessante para todos.

GISELE LOEBLEIN

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *