CAMPO E LAVOURA – Espaço familiar

Um dos espaços de maior sucesso de público da Expointer, o pavilhão da agricultura familiar também terá adaptações como parte dos protocolos sanitários necessários à edição deste ano. A primeira delas, confirmada ontem, será o número reduzido de agroindústrias participantes. Conforme o Departamento de Agroindústria Familiar (Dafa) da Secretaria da Agricultura, 216 empreendimentos estarão no evento – 202 do Rio Grande do Sul, 10 de Minas Gerais e quatro do Rio de Janeiro. Esse contingente representa 66% do que esteve em 2019, edição antes da pandemia.

O formato de drive-thru, adotado em 2020, não deverá ser repetido. A proposta é centrar forças no pavilhão físico, que terá controle de público na entrada. Flavio José Smaniotto, diretor do Dafa, explica que catracas serão instaladas juntamente com um placar eletrônico, indicando a ocupação do pavilhão – que não deve exceder mil pessoas. Orientadores estarão acompanhando o acesso, bem como dentro do espaço. O consumo de alimentos não será permitido enquanto o visitante estiver se deslocando – haverá um espaço específico para isso.

– A gente quer recomeçar, mas com segurança – diz Smaniotto.

No início do mês, a Secretaria da Saúde, que está montando as medidas para o período da Expointer, havia sugerido que fossem 180 empreendimentos. A comissão organizadora garante que foi montado um novo arranjo dentro do espaço de 7 mil metros quadrados que garantirá o distanciamento necessário entre estandes e dos consumidores.

Outro ponto definido é em relação à imunização dos agricultores que trabalharão na feira. Eles deverão estar com o ciclo completo da vacina. Por isso, uma relação dos participantes deverá ser encaminhada até o dia 25 deste mês à Secretaria da Saúde, para que possam receber a proteção a tempo da exposição, se necessário. Também será necessário apresentar teste negativo de covid-19.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *