CAMPO E LAVOURA | Efeitos da redução do percentual de biodiesel vão além de números

Há implicações práticas, mas também simbólicas, na redução anunciada pelo governo federal do percentual de mistura mínima de biodiesel ao diesel comercial. Os 13% previstos baixam para 10% em pleno andamento da etapa de compras do leilão 79. O recuo deve se manter por 60 dias, e é vista com preocupação pelas indústrias. Entidades emitiram nota em que alertam para os riscos, do desinvestimento à inflação de alimentos. O documento é assinado por Associação dos Produtores de Biocombustíveis (Aprobio), União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

O primeiro argumento é o de insegurança jurídica trazida. A medida é considerada uma intervenção de mercado, que fragiliza Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). Sem ter a certeza sobre a real demanda, empresas poderão frear e suspender investimentos.

Em números, as entidades projetam os impactos redução do percentual de biodiesel em 60 dias. O consumo de óleo deve diminuir em 650 mil toneladas. Outras 3,25 milhões de toneladas de soja deixarão de ser esmagadas encolhendo em 2,6 milhões de toneladas a produção de farelo.

Presidente da Aprobio, Erasmo Carlos Battistella, da gaúcha BSBios, alerta que a menor oferta de farelo traz impactos também para a indústria de proteína animal – leia-se carnes, leites e ovos.

O ingrediente é utilizado na ração animal, que já vem tendo altas significativas por conta da valorização de outro item usado na alimentação, o milho.

– Outra coisa que a redução do percentual de biodiesel vai gerar é um maior consumo de diesel fóssil, aumentando os preços de Cbios (créditos de descarbonização) – completa Battistella.

Em nota, os ministérios de Minas e Energia e da Agricultura pontuaram que, diante do atual contexto, com forte demanda global por soja, grão com o qual é feio o óleo, principal matéria-prima dos biocombustíveis "fez-se necessário uma correção de rumo momentânea".

A justificativa de tentar conter o aumento do diesel comercial com a ação é contestada pelas indústrias, que pedem, entre outras coisas, o cancelamento da medida.

No Radar

Está aberta a temporada de contratação de financiamentos de pré-custeio da safra 2021/2022. O Banrisul já iniciou a liberação de recursos, de forma antecipada, para as culturas de milho, soja e arroz irrigado. Fernando Postal, diretor Comercial de Distribuição e Varejo, pontua que a ação faz parte da estratégia de ampliação da participação do banco no segmento do agronegócio.

US$ 713,5 milhões foi a receita das exportações brasileiras de carne bovina em março, segundo dados do Ministério da Economia compilados pelo Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). O valor é 12% maior do que em igual mês de 2020. Em volume, a alta foi de 8%, com 159,42 mil toneladas. Segundo a entidade, a ampliação das compras da China após o feriado do ano novo lunar fez os números dos embarques voltarem a crescer.

GISELE LOEBLEIN

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *