CAMPO E LAVOURA | Comissão garante que Expointer sai, mas data fica sob avaliação

Tradicionalmente realizada no final de agosto, a edição de 2020 da Expointer vive dias de indefinição por conta da situação decorrente do avanço da covid-19. Ontem, depois da reunião da comissão executiva da feira, que reúne entidades do setor e prefeitura de Esteio, além da Secretaria da Agricultura, ficou acertado que a exposição sairá. A data da realização, no entanto, programada para 29 de agosto a 6 de setembro, ainda precisará ser confirmada.

Para isso, a Secretaria da Saúde será acionada. Segundo o titular da Agricultura, Covatti Filho, serão buscadas ações para garantir a segurança no período da exposição, realizada no parque Assis Brasil, em Esteio.

O terceiro ponto determinado é o de que a data-limite para a Expointer é o mês de setembro, considerando o calendário de outras exposições do setor, a temporada de remates de primavera e o próprio calendário da safra no Rio Grande do Sul. Depois desse mês, ficaria inviável a realização do evento.

As vizinhas Prado, no Uruguai, e Palermo, na Argentina, tomaram rumos diferentes. A primeira manteve a programação original, de 9 a 20 de setembro. A segunda adiou para 7 a 18 de outubro.

Por enquanto, os trâmites seguem com a previsão original. As licitações – são mais de 40 – já começaram a ser organizadas. E como os contratos precisam ser fechados com as empresas selecionadas até 30 de junho, esse passa a ser também o prazo derradeiro para confirmar quando a feira sairá.

Eventuais alterações no quadro do coronavírus poderão levar a reconsiderações.

– As ações que dependem da comissão executiva serão tocadas – afirma Covatti Filho.

A edição deste ano marca os 50 anos desde a transferência da feira surgida em Porto Alegre para a área em Esteio.

Além do fator pandemia, os impactos da estiagem no setor agropecuário também precisarão ser administrados. Já há alguns anos, o número de animais vem caindo por conta dos custos. A superação será um componente fundamental.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *