CAMPO E LAVOURA | Colheita vai confirmando recorde

Com as máquinas avançando para a parte final da colheita, os resultados vão se confirmando na safra de soja. A estimativa de produção recorde de 20,2 milhões de toneladas vai se configurando nas lavouras. Sem que tenha ocorrido algum imprevisto capaz de alterar o cenário, avalia Alencar Rugeri, diretor-técnico da Emater. Ao todo, 61% da área já foi colhida, segundo a instituição.

Um dos resultados positivos vem da regional de Pelotas da Emater, parte da "nova fronteira" de soja. Dos 426,2 mil hectares cultivados, 44,5% foram colhidos. Com a expectativa de que a produção total chegue a 1,29 milhões de toneladas de soja na regional, a produtividade está em 3.036 quilos por hectare. O rendimento é ainda inferior à média estadual prevista, de 3.326 quilos, mas maior do que os 2.775 quilos projetados em março.

89%

da área estimada para o cultivo de arroz nesta safra no Estado foi colhida, informa o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) com dados desta semana. A porcentagem representa 841 mil hectares.

A produtividade média segue alta, com 8.883 quilos por hectare. O destaque fica com a regional arrozeira da Fronteira Oeste, que registra 9.543 quilos por hectare até o momento.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *